Casa em Aveiro

Situada num terreno de áreas generosas, a envolvente não é significante. Como se desenvolve apenas num piso, estende-se e constrói, também, uma paisagem interna. Prevaleceu a ideia da criação de um ambiente interno como construção de uma estrutura urbana – arruamentos internos, pequenos pátios de encontro e distribuição e as ‘grandes praças’ abertas ao convívio quotidiano, sem fronteiras definidas. A zona comum apresenta-se como um espaço informal, sem barreiras, expandindo-se entre a sala, a cozinha, o escritório e o pátio a sul. Interior e exterior misturam-se como espaço doméstico.

 

Separando usos íntimos e comuns, a casa cria um espaço/filtro longitudinal constituído por sanitários, átrios e vestiários. Três pátios completam o critério de organização da casa, mediando a relação entre exterior e interior e organizando os diferentes programas.

 

A zona íntima hierarquiza os quartos da família na relação com o quarto de visitas. A família partilha a antecâmara de uma sala com pátio, enquanto o quarto de visitas se lateraliza relativamente ao conjunto. As zonas de serviço, lavandaria, arrumo e garagem posicionam-se na extremidade nascente da casa.

 

Materialmente usam-se duas soluções – madeira e betão à vista, tanto no interior como no exterior. Pretende-se que a casa envelheça com a expressão da natureza envolvente. O betão aproximando-se da terra, a madeira, aproximando-se do betão.

CLIENTE

Particular

AUTOR

Ricardo Vieira de Melo

COLABORADORES

Ricardo Senos, Liliana Simões, Nuno Marques

ESPECIALIDADES

Amadeu Carvalho

ÁREA DE CONSTRUÇÃO

495 m2

PROGRAMA

Habitação Unifamiliar

DATA DE PROJECTO

2011

DATA DE CONCLUSÃO DE OBRA

2013

LOCALIZAÇÃO

Mamodeiro – Aveiro

FOTOGRAFIA

João Margalha

Category
Casas