Arriva

Situadas próximo das portagens Guimarães – Sul da A11, as novas instalações da Arriva – Portugal, empresa de transportes públicos com grande implantação no Minho e na cidade, vieram resolver um problema logístico da empresa substituindo a anterior difícil localização no centro da cidade de Guimarães, por outra de grande acessibilidade. O conjunto é constituído por um corpo administrativo de dois pisos, oficina com capacidade para 14 autocarros, quatro dos quais articulados e ainda parqueamento para 96 autocarros.

 

O primeiro desafio: implantar um programa com estas características e dimensão (mais de 3.000m2) na periferia da cidade, num cenário algo rural, controlando o ruído produzido nas oficinas e aparcamento. O segundo desafio era como conseguir construir em 9 meses. A abertura de um novo acesso ao terreno possibilitou uma implantação “de costas” para as construções existentes, minorando o ruído produzido. As oficinas e escritórios, organizaram-se em dois corpos articulados por intermédio de um pátio. Esse espaço de intervalo produziu um lugar de convívio e descanso para os funcionários. Dessa forma possibilitou-se o afastamento acústico da oficina, que apenas se ligou aos escritórios por um braço periférico situado no piso superior. O corpo administrativo desenvolveu-se como duas peças sobrepostas, desalinhadas entre si. O piso térreo destinado a áreas sociais de recepção, cantina e polivalente, enquanto o piso superior se desenvolveu em quatro áreas organizadas hierarquicamente desde o topo do edifício administrativo em direcção à oficina: direcção, gestão, operacional e formação.

 

As duas volumetrias foram organizadas como “paisagem construída”. O corpo administrativo quis-se mais ligeiro, gerando circulações exteriores cobertas para o inverno e terraços de descanso e “fumo” para o verão. Essa dupla função conseguiu-se pelo desfasamento volumétrico dos dois pisos gerando um conjunto por camadas. Manipulou-se a cobertura do hangar das oficinas para gerar uma volumetria mais coerente com os corpos administrativos e conseguir alinhamentos visuais mais adequados quer à proximidade do edifício administrativo quer à topografia envolvente. Para garantir uma construção rápida e eficaz, utilizaram-se estruturas mistas, com coberturas metálicas nos hangares, escritórios e balanços. O revestimento em módulos múltiplos de 54cm de vidro lacado em três cores permitiu também maior rapidez e economia. Os interiores contiveram-se nos materiais empregues: pavimento em autonivelante em todo o piso térreo e alcatifa no piso superior. As paredes são mistas e o vidro constrói algumas, permitindo partilha visual e melhor luz.

AUTOR

Ricardo Vieira de Melo

COLABORADORES

Ricardo Senos, Liliana Simões, Stela Pervanova, Damião Santos, Nuno Marques

ESPECIALIDADES

José Arantes, Ricardo Costa, Carlos Coelho, José Almeida Faria David Novais, Carlos Silva

ÁREA DE CONSTRUÇÃO

3.010 m2

PROGRAMA

Offices and Bus Worshop

DATA DE PROJECTO

2008

DATA DE CONCLUSÃO DE OBRA

2009

LOCALIZAÇÃO

Pinheiro - Guimarães

FOTOGRAFIA

Fernando Guerra (FG+SG); RVDM

Category
Equipamento, Comércio e Serviços